Homem atingido por touro na Espanha está internado em estado grave

Protagonista da cena mais dramática da tradicional corrida de touros de São Firmino deste  ano na Espanha, o homem que foi atingido na virilha pelos chifres de um bovino está hospitalizado com lesões em diferentes partes do corpo.
Diego Miralles, 31, é bombeiro florestal, natural do município de Morella, na província de Castellón e participava da corrida em Pamplona nesta sexta-feira (12), quando foi atingido várias vezes pelos chifres de um touro.

Miralles sofreu um corte de seis centímetros na virilha direita, outro de cinco centímetros no joelho direito e mais um de cinco centímetros na coxa esquerda. Ele está internado na unidade de traumatologia do Hospital Virgen del Camino, em Navarra. Seu estado é considerado grave, mas com o atenuante de nenhuma das lesões ter atingido o sistema vascular, segundo o jornal espanhol "Diario de Navarra".

Americano retira o baço

Outros dois corredores ficaram gravemente feridos depois de serem atingidos pelos touros na sexta-feira. Um deles foi o norte-americano Patrick E., 20, atingido no abdômen. Ao sofrer uma hemorragia interna, foi necessária a retirada do baço do jovem em cirurgia realizada ontem. Até o fim da tarde dessa sexta, ele estava internado com estado de saúde estável  no Hospital de Navarra.
O outro ferido, um homem de 42 anos, da cidade de Tarrasa, em Barcelona, foi atingido duas vezes no braço direito, com cortes de cinco e sete centímetros, e outro corte na parte axilar direita de seis centímetros. O nome dele não foi divulgado.
Um homem de 48 anos, do Colorado (EUA), foi levado ao Hospital de Navarra com várias costelas e o nariz quebrados, além de um trauma no tórax. Um madrilenho, de 34 anos, teve várias contusões, e outro de Pamplona, uma lesão na perna, que foram levados ao Hospital Virgen del Camino.
Um sétimo corredor, Javier Lopez Sanchez, 32, que mora em Guadalajara, sofreu uma lesão no braço.

Mais de 20 feridos

Neste sábado (13), uma debandada deixou 21 pessoas feridas, que foram hospitalizadas, incluindo um espanhol de 19 anos que está em estado grave, indicou à imprensa o médico Javier Sesma, do serviço de urgência do Hospital de Navarra.
O incidente aconteceu quando alguns corredores caíram pelo caminho impedindo a entrada dos demais na arena dos touros, o ponto de chegada da corrida e um dos locais mais perigosos deste percurso de 848,6 metros pelas ruas da cidade.
Um irlandês de 28 anos também está em estado grave, mas não corre risco de morte. Dois dos feridos foram atingidos pelos chifres dos touros.

AMERICANO É ATINGIDO POR CHIFRE DE TOURO EM FESTA ESPANHOLA

O conselheiro de Justiça e Interior do governo regional de Navarra, Javier Morrás, declarou que as autoridades analisam o que causou a debandada, que pôde ser vista ao vivo pela televisão.


Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem para as festas de rua e corrida dos touros, que são liberados pelas ruas de Pamplona, no norte da Espanha. Os "encierros" do festival, o mais famoso da Espanha, podem ser mortais: 15 corredores foram mortos desde 1911 -- o último, um espanhol, em 2009.

(*Com jornais e agências internacionais)